A pergunta para o quadro Zadra Responde que foi ao ar no dia 20 de julho, no programa Giro do Boi, no Canal Rural, veio de um criador do Maranhão.

Pergunta:

Vou ter bom resultado cruzando o Ultrablack com vacas F1 no Maranhão? Bergson – Imperatriz (MA).

Resposta:

O município de Imperatriz fica em região de clima quente e úmido, o calor está sempre presente, com temperaturas sempre acima dos 30º C no verão e nunca abaixo dos 22º C nos dias mais amenos de inverno. Portanto, uma região muito boa, promissora para a cria.

O que é o Ultrablack? Ele é produto de Angus sobre Brangus, ou então Brangus sobre uma matriz Angus. Esse touro é 81,25% de sangue Angus, e é muito europeuzado. Quando você utiliza esse animal sobre uma matriz meio-sangue já F1 europeia, você produzirá um animal mais ou menos com 65% ou 66% de sangue europeu. É como se fosse quase, ou um pouco mais do que um Brangus ainda. Você vai ter um sangue muito europeuzado.

O resultado deste cruzamento é ideal para sistemas muito intensivos, sobretudo nas regiões de clima mais quente, onde o animal resultado da cruza não desempenharia bem em regime de pasto. Esse animal vai bem para regimes intensivos, onde você desmama e joga no cocho diretamente. Ele não vai pastar porque é um animal de alto metabolismo. Ele só vai se alimentar de alimentos grosseiros, ou ele só vai pro pasto se a temperatura cair de 23º C, 24º C. Aí eu pergunto: a temperatura aí em Imperatriz cai de 23º C ou 24º C? A gente sabe que, mesmo à noite, não cai.

O que nós recomendamos? Que o Ultrablack seja usado numa matriz azebuada. Uma matriz ¾ Zebu, pelo menos, para que a gente gere quase um meio-sangue, como se fosse um F1. Nesta sua F1, preconize raças com pelo curto, como, por exemplo, SenepolCaracu ou mesmo um Zebu. Mas tome cuidado na seleção do touro caso escolha um Zebu para cruzar com suas F1 por conta de problemas de parto.

Então Ultrablack é um animal muito europeuzado, não use ele sobre a sua matrizes F1 caso você venha a desmamar e jogar no pasto, ok?

Quer assistir ao vídeo completo da resposta? Clique na imagem abaixo e confira: