A PCAD ILMA comemora em 2021 sua 10ª Edição de prova Intra Rebanho com 73 animais ILMA e 7 do parceiro convidado Valentin Suchek, Canchim Canta Galo.

Este ano com diversas inovações em busca do avanço tecnológico e melhoria no sistema de avaliação de performance e seleção genética do nosso rebanho.

Com a assinatura do contrato de Cooperação entre Canchim ILMA, EMBRAPA e @Tech, a prova este ano tem coordenação e orientações técnicas da pesquisadora Dra Cíntia e o cálculo do índice personalizado será realizado pelo suporte de melhoramento genético da @Tech com o apoio do PROMEBO.

Dia 19/10/21 foi o dia final das medições, com avaliações de temperamento, ultrassonografia de carcaça, aferição da CE e avaliações morfológicas.

Nesta prova inovamos com as avaliações morfológicas pelo sistema PROMEBO, ampliando as opções para a raça Canchim.

Nossos técnicos também fizeram as avaliações na metodologia Geneplus, um investimento particular nosso na tentativa de fomentar aos programas e aos criadores a importância da unificação das avaliações genéticas entre os programas.

Todos se beneficiarão das avaliações em sua totalidade.

Como de costume, a prova foi dividida em 2 grupos contemporâneos, de onde sairão Ouro, Prata e Bronze de cada grupo.

Com o foco de divulgação para o melhoramento na cadeia da produção da carne, razão maior da raça Canchim via cruzamento industrial, e para servir eventualmente em centrais de coleta, Campeão e Reservado serão selecionados pelo zootecnista Alexandre Zadra, renomado especialista em cruzamento industrial. “A expectativa é que o animal possa ser o futuro doador de sêmen de alguma central”, destaca Zadra.

Resultados e animais de destaque serão compartilhados com todos e apresentados num evento on line no dia 25/11.