O blog Crossbreeding foi criado com o intuito de atender as solicitações de alguns criadores que buscam informações sobre raças e seus cruzamentos na bovinocultura de corte e leite.

Para tanto, reuni informações coletadas no campo nos últimos 27 anos, onde tive a chance de me especializar, sempre trabalhando na área de cruzamento, onde venho orientando criadores de todo País nessa área.

Por esse motivo, resolvi colocar num mesmo espaço um vasto material colhido na minha caminhada, sendo também esse blog o local para troca de ideias sobre raças e genética.

Como sempre digo: “não existe o cruzamento ideal que atenda todas as fazendas, pois, numa mesma propriedade, em tempos diferentes, podemos planejar sistemas de cruzamento e uso de touros completamente distintos um a outro”.

Meu intuito, portanto, é usar esse blog para transferir parte desse conhecimento, podendo, quem sabe, ajudar aqueles que procuram informações sobre escolha de raças, como também os critérios para definição do touro ideal para uso nas suas matrizes, atendendo sua realidade.

Desejamos também, com esse canal, continuar a caminhada do aprendizado, pois, como costumo, dizer “aquele que diz que sabe tudo de cruzamento, desconfie, já que as realidades e as raças mudam e, para cada nova fase da fazenda ou do mercado, existem novas possibilidades de cruzamento”.

É com alegria que me coloco à sua disposição para troca de ideias sobre essa área encantadora que é a genética bovina.

Alexandre Zadra