No último programa Giro do Boi, no quadro “Zadra Responde”, exibido dia 26 de março, o zootecnista Alexandre Zadra respondeu à pergunta de um criador de Santa Catarina. Confira:

Pergunta:

Tenho vacas Tabapuã e quero inseminar com Angus. O que acha? Outra pergunta: também novilhas europeias, Braford, Angus e Simental. Com qual raça eu deveria inseminar? Wilian de Almeida – Abdon Batista (SC).

Resposta:

A gente sabe que aí em Santa Catarina é um clima subtropical, com um verão muitas vezes seco e um inverno úmido. Então sobre as suas matrizes Tabapuã o cruzamento de Angus vai muito bem, como qualquer raça europeia vai muito bem. Se você quiser aproveitar as fêmeas, as raças britânicas e também continentais, como Simental ou Pardo-Suíço, vão muito bem para poder aproveitar e fazer uma fêmea precoce.

Quando você fala que quer fazer animais para terminação sobre as suas cruzadas Braford, Simental e Angus, o ideal é você criar heterose. Então sobre a fêmea com sangue Simental, você poderia usar um outro bimestiço, um Brangus ou Braford, ou mesmo um africano, como o Bonsmara. Mesmo as Braford, pode utilizar um Braford e Bonsmara. Sobre as Angus também poderia usar um Braford, um Bonsmara.

Se você quiser gerar heterose e fazer carne muito macia a partir de um animal que vai criar pelo no inverno e perder no verão, o Bonsmara é uma opção interessantíssima para você.

Eu, no seu caso, utilizaria o Bonsmara de um modo geral. Ou um Brangus para fazer um animal todo padronizado. Se você usar o Brangus sobre as suas matrizes cruzadas e o Angus sobre as suas vacas Zebu, você vai fazer animais muito padronizados, todos nascerão pretos. Caso você queira pensar em carne mais macia ainda, o Bonsmara é uma espetacular opção para você usar sobre todo o seu gado europeuzado, ou taurinizado, como a gente costuma dizer.

Para conferir o vídeo da entrevista, clique na imagem abaixo: