O especialista em cruzamento industrial, Alexandre Zadra, respondeu a pergunta de um criador do sul de Minas no quadro Zadra Responde, do programa Giro do Boi, no Canal Rural, no dia 29 de julho. Confira:

Pergunta:

Estou pensando em utilizar Hereford ou Braford sobre as minhas meio-sangue Senepol x Nelore e também sobre as minhas meio-sangue Red Angus x Nelore. O que você acha? Eu geraria animais com menos berne, já que sobre o Hereford a gente ouve falar que ele tem o couro um pouco mais grosso, ou sabe que tem mais pelo? O que você recomenda?”  Márcio Pinheiro, de Lima Duarte (MG).

Resposta:

É importante, primeiramente, a gente saber que tipo de metabolismo você vai ter para você criar bem as suas matrizes. Eu acredito que, com um inverno rigoroso ou mais ou menos rigoroso que você tem aí, seria interessante a gente ter um animal ⅝ europeu, por aí, para que ele crie pelo no inverno. Ou pelo menos meio-sangue europeu.

Nesse caso, sobre as suas meio-sangue Senepol você pode utilizar o Hereford, porque aí você vai fazer um animal meio-sangue de raças do frio, meio-sangue Hereford, e o restante é meio-sangue tropical, já que o Senepol é tropical e o Nelore é tropical. Portanto sobre as suas matrizes meio-sangue Senepol x Nelore, que são tropicais, você pode usar uma raça europeia, seja Hereford, seja Angus, sejam outras raças europeias. […] Você vai fazer um animal de pelo muito curto que também vai criar pelo no inverno para se proteger.

E sobre a sua meio-sangue Red Angus x Nelore, você entra com o Braford, que aí você vai ficar com aquele grau de sangue quase ⅝, que seria 56,5% de sangue europeu, que vai bastar para se proteger no inverno, e vai perder o pelo no verão, fazendo fêmeas de boa qualidade e machos pesados.

Para assistir o vídeo da resposta, clique na imagem abaixo: