Confira a resposta de Alexandre Zadra no programa Giro do Boi do último dia 6 de agosto a um criador que tem propriedade no Oeste Paulista.

Pergunta:

Comprei um bezerro Senepol, coloquei junto aos animais zebuínos que tenho no meu sítio, mas estou percebendo que ele não está tendo o desenvolvimento esperado. Os animais ficam em regime de pasto sempre com sal proteinado e agora, na seca, também com feno. É normal esse retardo no desenvolvimento? Juliano Nicoluci Garcia – Presidente Prudente (SP)

Resposta:

Nós sabemos que o Senepol é uma raça de pequeno porte, considerado porte britânico, então não é de se estranhar que o desenvolvimento dele seja um desenvolvimento mais lento, enquanto o peso adulto vai ser menor do que o de raças de maior porte. Portanto, eu sugiro que você dê um suplemento alimentar para que você consiga explorar o desenvolvimento ponderal.

Administrando menos suplemento alimentar, ou ração, ele vai se desenvolver bem pelos três anos, vai virar um bom touro. Com dois anos, já vai cobrir, lógico, mas ele vai ter um peso maior, um peso que possa estar compatível às matrizes adultas, e tamanho compatível com as matrizes Nelore adultas para cobrir bem com dois e meio a três anos. Ele fica um touro mais bem formado. Então o Senepol cobre muito bem a campo! E aproveite, porque você vai gerar heterose de 100% jogando Senepol sobre as suas matrizes zebuínas.

Confira o vídeo da entrevista clicando na imagem abaixo: