O criador paranaense Ariovaldo Lanzoni, com propriedade em Guaíra, Oeste do Paraná, perto da divisa com Mato Grosso do Sul e Paraguai, enviou sua pergunta ao Giro do Boi, no último dia 19 de junho para o quadro Zadra Responde.

Pergunta:

Zadra, nas vacas meio-sangue Simental x Nelore você acha um bom cruzamento utilizar o Belgian Blue? Vai dar peso? Vai ser precoce? E o mercado de marmoreio, eu vou conseguir atender se eu fizer este cruzamento?

Resposta:

Para você usar um europeu sobre a sua meio-sangue Simental x Nelore, você vai fazer um animal ¾ europeu. É um animal que não é rústico para ser recriado no calor de Guaíra. Sabemos que faz muito calor no Oeste Paranaense, então esse animal vai sofrer, vai ter menos apetite, é um animal muito europeizado. O ideal é que você usasse uma raça como um bimestiço. No máximo as raças mestiças. Ou um Bonsmara, no caso. Mesmo utilizando os bimestiços, como Braford, Brangus, Bonsmara, Canchim, Santa Gertrudis, enfim, elas raças do metabolismo que não são exatamente alto, mas são animais que requerem um certo capricho na recria, uma raçãozinha, dar um suplemento. Não pode faltar comida para estes animais (da cruza).

Se você for desmamar e jogar diretamente no cocho, você pode usar um europeu. Nesse caso, pode usar um Belgian Blue para fazer alto rendimento, muito músculo. Lembrando que o Belgian Blue é usado na Europa sobre gado de leite, na última cria da vaca leiteira para fazer vitelos porque ele gera animais com muito músculo, com alto rendimento de carcaça. Então o objetivo do uso do Belgian Blue não é fazer carne marmorizada, e sim alto rendimento de cortes.

Quando você procura mármore, ou marmoreio, e você quer realmente fazer o ¾ europeu, o indicado é você usar aí um Angus, que tem uma quantidade de marmoreio boa, tem touros com alto mármore, DEP de alto marmoreio na carcaça. Você pode utilizar as raças japonesas, como Wagyu, Akaushi, lembrando que para todos esses animais ¾ europeus filhos das vacas f1 Simental nós sugerimos que, prioritariamente, esse animal seja desmamado e jogado diretamente no cocho porque se você jogar ele no pasto, ele vai sofrer, se não tiver comida.

Clique na imagem abaixo e assista a íntegra da resposta no quadro Zadra Responde: