Em mais uma edição do quadro Zadra Responde, no programa Giro do Boi, no Canal Rural, Alexandre Zadra respondeu à dúvida de um produtor que tem fazenda no Nordeste.

Pergunta:

Um amigo meu utilizou touros Santa Gertrudis no gado Nelore dele e ele pretende utilizar agora uma terceira raça sobre estas meio-sangue Santa Gertrudis x Nelore. Qual seria a raça ideal? Ele pergunta se Red Angus poderia ser usado sobre estas matrizes para se aproveitar as filhas. Gustavo Barreto.

Resposta:

A gente pensa que quando o seu amigo utilizou Santa Gertrudis no gado Nelore ele fez um animal 11/16 de Zebu e 5/16 europeu. Desta maneira, é um animal que, se cruzado com um europeu, no caso ele pretende cruzar com Red Angus, ou inseminar, ele vai fazer um animal quase novamente ⅝ europeu. E para muitos casos, para quem não tem muito capricho, (o animal) pode sentir aí no Nordeste. Se for um local quente, mas seco, há uma possibilidade de a matriz andar bem e se reproduzir bem. Mas eu recomendaria o Brangus neste caso, utilizando este ⅝ europeu para se fazer um animal novamente muito adaptado aí para o Nordeste.

Clique na imagem abaixo e assista o vídeo de Alexandre Zadra?