Na edição do dia 24 de abril do quadro Zadra Responde, no programa Giro do Boi, no Canal Rural, Alexandre Zadra respondeu a pergunta de um pecuarista do Mato Grosso do Sul.

Pergunta:

É uma boa opção utilizar Braford sobre as meio-sangue Angus x Nelore? Eu pretendo confinar estes animais no final. Este animal dá um bom resultado? Seria melhor eu utilizar um Braford nas F1 Angus ou vice-versa (touro Angus nas F1 Hereford)? Guilherme Maldonado – Campo Grande (MS).

Resposta:

Sua pergunta procede porque muita gente hoje utiliza tanto o Angus na Nelore como alguns utilizam o Hereford na Nelore também para fazer F1. Tanto a meio-sangue Angus x Nelore quanto a Hereford x Nelore são ótimas matrizes e precoces. Hoje, o Angus, que tem um pouco mais de habilidade materna e talvez um pouquinho mais de precocidade, seria uma opção para você fazer melhor do que o Hereford. Você tem mais opções também no Angus para utilizar. Mas o Hereford é uma espetacular raça, inclusive é uma raça muito dócil, muito tranquila.

Um Braford na F1 Angus você vai ter uma complementaridade muito boa porque o Hereford tem uma musculosidade interessante. Você vai fazer um animal 56% de sangue taurino, o que basta pra se fazer uma carne de ótima qualidade, uma carne macia. Então é uma ótima opção.

O resultado deste cruzamento é indicado para a engorda intensiva. E você tem um metabolismo um pouquinho acima do (animal) meio-sangue. Esse metabolismo alto do europeu faz com que ele tenha apetite, ele coma bem no cocho. Mas nós devemos apenas recomendar que você, desde o nascimento no creep feeding, já alimente estes tricross no capricho. No pós-desmame continue alimentando ele com 0,3% e aí, ao crescer até o confinamento mantendo aí seus 2,5% de ingestão de matéria seca.

Assista ao vídeo com a resposta do especialista clicando na imagem abaixo: