No quadro Zadra Responde do programa Giro do Boi, no Canal Rural, que foi ao ar dia 20 de agosto, Alexandre Zadra respondeu mais uma pergunta de um telespectador. Confira:

Pergunta:

O que esperar do cruzamento de touro Angus com vaca Guzerá? Antônio Sérgio – Santa Bárbara do Monte Verde (MG)

Resposta:

Antes de tudo, vale lembrar que quem tem uma matriz Guzerá ou Guzonel é um privilegiado porque ela tem uma habilidade materna muito boa. É excelente a habilidade materna, sempre desmamando bezerros pesados, sejam zebuínos ou sejam europeus.

Portanto, o que você pode esperar é um bezerro sempre muito pesado, lembrando que quando a gente usa touros de raças diferentes, a gente sabe que pode variar o resultado. Mas touros superiores, sempre independente da raça, vai gerar mais padronização. Então é importante você, além de ter uma matriz muito boa, como a Guzerá, escolher touros corretos, com valor genético adequado. Para vocês terem ideia, nem todo Angus é igual. A gente vê diferença de 30, 40 e até 50 kg na desmama de um touro para outro touro. Então é importante você escolher sempre touros provados, avaliados para características que você quer para usar sobre as suas matrizes Guzerá.

Assista o vídeo da entrevista clicando na imagem abaixo: