O telespectador José Henrique Chad Vieira, de Aparecida (SP), enviou pergunta ao quadro Zadra Responde, no Giro do Boi do dia 21 de junho, sobre o uso de sêmen de Charbray em vacas Nelore ou F1 Angus x Nelore. Confira:

Pergunta: 

O que esperar do cruzamento do Charbray com vacas Nelore ou F1 Angus?

Resposta:

O uso do Charbray ou Canchim (raça oriunda do Charolês e do Nelore) sobre matrizes F1 Angus vai gerar um resultado muito bom porque você tem choque de sangue, você tem uma certa heterose ou heterozigoseVigor híbrido vai acontecer quando você usa raças diferentes. Nesse caso, com o Canchim ou com o Charbray, que são formados com ⅝ Charolês e ⅜ Zebu, sobre uma meio-sangue Angus x Nelore, você gerará vigor híbrido ou heterose.

O especialista indicou quais os benefícios de um cruzamento neste formato. “Esse primeiro passo é importante porque você vem com uma série de vantagens quando se usa raças diferentes. Você tem maior sobrevivência dos animais, logicamente que a gente tem que ter adaptabilidade, e você tem também complementaridade nesse caso. O Charbray, ou o Canchim, são de porte maior que a meio-sangue britânica e elas se complementam muito bem. Você vai fazer bezerros e bezerras muito pesados, um cruzamento para fazer animais para abate excepcionais, com ótimo rendimento e carne de qualidade.

Entretanto, deve-se lembrar que os animais são mais exigentes no manejo nutricional. No uso do Charbray ou do Canchim sobre a F1, você gerará um animal com 56% de sangue taurino europeu. Dessa forma, você tem que ter capricho pós-desmama. Desmamou esses animais, você continua dando uma suplementação nutricional para eles, com um proteinado e também uma ração para que eles continuem se desenvolvendo bem. Porque esses animais têm um metabolismo um pouco mais acelerado, eles têm uma pitadinha maior do frio. Então tome cuidado apenas com isso. De resto, você terá uma produção excepcional

Esse tricross é fantástico, tanto com Charbray como com o Canchim. O Canchim a gente tem mais facilidade de conseguir no Brasil, enquanto o Charbray você tem que provavelmente importar da Austrália ou dos Estados Unidos.

Confira o vídeo completo da resposta clicando na imagem abaixo: