Na edição do dia 20 de março do quadro Zadra Responde, no Canal Rural, Alexandre Zadra respondeu a pergunta a uma criador do estado de Mato Grosso do Sul.

Pergunta: 

Zadra, eu tenho matrizes do cruzamento de Canchim com Nelore. Seria ideal eu utilizar um Angus sobre elas aqui? Josué, produtor em Camapuã (MS).

Resposta:

Antes de tudo, devemos deixar claro que não existe a raça perfeita, a raça ideal, para todos os sistemas e para todos os modelos e mercados. Portanto, existe a raça ideal para cada sistema, para cada matriz que a gente usar, para cada tipo de mercado que a gente busca.

Sua pergunta vem a calhar porque muitos criadores têm matrizes azebuadas. Como eu costumo dizer, esse gado que seria 31% de sangue europeu e 69% de sangue Zebu. Se você usar o Angus nesse gado, você vai gerar um animal que tem um alto metabolismo, metabolismo muito bom pra confinamento para ser recriado com capricho. Sendo assim, o ideal é, se você quiser cruzar com Angus, você vai fazer um animal que tem que receber ração pós-desmama, sempre muito caprichoso e para se abater tanto os machos como as fêmeas. Se for para você aproveitar a fêmea, ou para se recriar a pasto, o ideal é você cruzar com um taurino adaptado, seja um Senepol, um Caracu, seja um Bonsmara. Você vai ter resultados onde o animal vai ser mais adaptado.

Veja a resposta completa clicando na imagem abaixo.