No último dia 5 de junho, Alexandre Zadra participou de mais um quadro “Zadra Responde”, no programa Giro do Boi, no Canal Rural. Dessa vez ele tirou a dúvida de um produtor do pontal do Triângulo Mineiro.

Pergunta:

Eu tenho aqui fêmeas meio-sangue Angus x Nelore. O que você acha de eu usar o Devon sobre elas? Luiz Antônio de Matos, Carneirinho (MG).

Resposta:

A pergunta é interessante. É uma dúvida recorrente: qual raça usar sobre as F1. Vale lembrar que quando nós pretendemos fazer cruzamentos entre raças, a gente tem que gerar heterose com adaptabilidade suficiente para o sistema de recria e engorda da fazenda. Se você vai fazer um animal superprecoce, desmamando esse tricross, esse cruzamento de Devon na F1, se você desmamar esse animal e jogar diretamente no cocho, você fará um ótimo cruzamento. Pode inseminar com Devon que será excelente esse tricross.

A menos que você confine após a desmama, não sugiro que você use um europeu sobre a sua fêmea meio-sangue Angus x Nelore. Se você recriará caprichadamente esse animal a pasto, você pode usar um Braford, um Canchim, Santa Gertrudis, o próprio Brangus na F1 Angus. Lembre que esse animal tem um metabolismo um pouco mais alto do que o meio-sangue e você precisa proteger do calor, ou seja, precisa dar uma certa comida para ele. Não pode faltar comida. Então você dá uma suplementação caprichada para este tricross no pasto, esse tricross filho de Brangus, Braford, Canchim, Santa Gertrudis, etc.

Se você quiser aproveitar a sua fêmea tricross em casa, você usar fêmeas filhas dessa F1 como reprodutoras na sua fazenda, sugiro que você utilize as raças adaptadas, seja Caracu, seja Senepol, para fazer uma fêmea que fique em casa com pelo zero, que é a necessidade para quem quer aproveitar a filha desta F1.

Se você for usar Zebu sobre a F1, é uma excelente opção também. Para quem vai segurar a fêmea em casa, essa ¾ Nelore ou Zebu é muito boa. Lembro que você deve procurar touros Zebu com facilidade de parto alta, DEP para facilidade de parto excelente, ok? Essa é a dica que eu dou hoje.

Assista o vídeo completo com a resposta clicando na imagem abaixo: