No último dia 12 de junho, no quadro Zadra Responde do programa Giro do Boi, no Canal Rural, Alexandre Zadra tirou a dúvida de um criador de Alagoas.

Pergunta:

Tenho fêmeas F1 e fêmeas Nelore. O Braford é uma opção aqui para o Nordeste? E o filho de Braford na vaca Nelore pode ser usado como reprodutor sobre as minhas F1? Teófilo – Maceió (AL).

Resposta:

Eu gostaria de dizer que para usar um macho como touro, selecionar touro, é uma prática que deve ser feita por quem realmente cria animais de raças puras dentro de programas de melhoramento, de programas de seleção. Então antes de tudo, o filho do Braford sobre a sua Nelore não é considerado touro. Ele não vai padronizar os bezerros, você vai ter muita despadronização da produção.

A questão de o Braford ser usado na F1 é muito boa opção, lembrando que em lugares quentes e úmidos, ele vai sofrer um pouquinho, portanto, depois da desmama, você vai caprichar na comida para esse animal externar todo o potencial que ele tem de ganho de peso. Vai muito bem então o Braford na sua F1 e também na Nelore vai muito bem. Faz um animal 11/16 zebuíno de altíssima qualidade, que vai também ter um pelo muito curto. O Braford na Nelore vai ter um pelo muito curto, vai ser uma ótima matriz.

Clique na imagem abaixo para assistir o vídeo da entrevista:

Veja mais dicas de Alexandre Zadra no programa Giro do Boi:

Especialista alerta: cuidado ao cruzar suas vacas com boi de boiada