No dia 1º de julho, no quadro Zadra Responde, do programa Giro do Boi, no Canal Rural, Alexandre Zadra respondeu a pergunta de um produtor do interior de São Paulo. Confira:

Pergunta: 

Zadra, que raça posso cruzar com minhas vacas mestiças para poder aproveitar os machos como reprodutores? Thiago Bento – Mirandópolis (SP)

Resposta: 

Antes de tudo devemos deixar claro que um reprodutor é um animal que vem de um programa de melhoramento genético, que ele no mínimo seja de alguma raça definida e o mais puro possível. Por que ele tem que ser puro? Quanto mais puro, quanto mais homozigoto ele for dentro de sua raça, mais choque de sangue, ou mais resultado ele vai ter na transmissão do seus genes de qualidade, dos genes da sua raça, a qual será preponderante. Você vai ter uma genética aditiva, você vai ter resultados aditivos nos filhos. Portanto, infelizmente, neste caso, você deve fazer o cruzamento para se abater os filhos produtos deste primeiro cruzamento.

No entanto, um eventual cruzamento com as vacas mestiças podem ser usadas para que se apure o rebanho geração após geração. Vamos dizer que você use uma raça europeia sobre elas. Use um Angus, use um Hereford, use um Simental, use um Charolês, sobre esta meio-sangue. Você pode usar a raça bimestiça sobre ela e ir apurando sempre usando o bimestiço. Vamos supor que você usou usou o Angus na sua vaca anelorada, vai sair um animal aí um pouco mais de meio-sangue europeu, um pouco menos rústico, não é pelo zero. Mas como você quer ser criador de gado puro, ou você quer ter um reprodutor puro, então o macho filho deste Angus vai para abate, você segura a fêmea e você usaria Brangus sempre sobre as filhas deste cruzamento – Brangus sobre a meio-sangue Angus, depois sobre a filha do Brangus você usa Brangus de novo até ter realmente um animal um pouco mais apurado dentro da raça Brangus. Ou vamos dizer que você usou Bonsmara sobre esse seu gado mestiço, você vai sempre usar Bonsmara sobre as filhas do Bonsmara até chegar no gado quase puro, ou puro por cruza. Se você usar Senepol no seu gado azebuado, que você diz mestiças, você vai apurando esse gado sempre usando Senepol sobre as filhas de Senepol. Com o Caracu da mesma forma, com os bimestiços da mesma forma. Você tem que ter inúmeras gerações usando a mesma raça e entrar num programa de melhoramento para poder realmente ter reprodutores que transmitem as características inerentes àquela raça.

Clique na imagem abaixo e assista a resposta completa no quadro Zadra Responde: