No quadro Zadra Responde do dia 21 de fevereiro, no programa Giro do Boi, no Canal Rural, Alexandre Zadra respondeu a pergunta de um pecuarista da Região de Planejamento dos Imigrantes do Maranhão.

Pergunta:

Eu tenho matrizes Senepol x Nelore aqui no Maranhão e pretendo utilizar touros de terceira raça para fazer o cruzamento sobre estas matrizes. Qual raça de touros você recomenda aqui para o Maranhão para gerar ganho de peso e novamente uma matriz de qualidade? Gervaldo Sales, de Lago da Pedra (MA)

Resposta:

Para obtermos sucesso utilizando touros no Brasil tropical, nós temos que usar touros taurinos adaptados. Como você já usou Senepol, a segunda raça adaptada ao calor úmido é o Caracu. Ao calor seco seria o Bonsmara. Mas para o Maranhão, a gente recomenda uma outra raça tropical para o calor úmido, e seria o Caracu. Utilizando o Caracu, que é uma raça de grande porte, sobre a sua meio-sangue Senepol x Nelore, que é um biotipo britânico, você vai ter complementaridade em termos de produção fenotípica e vai fazer um boi de bom tamanho com pelo zero, novamente 100% tropical. No entanto, o resultado do tricross pode ser ainda melhor se você optar pela inseminação. Nesse caso, abre-se outro leque com mais raças que podem ser utilizadas no cruzamento.

Eu recomendo que você tente inseminar estas meio-sangue Senepol x Nelore com uma raça europeia de maior porte, seja um Simental, um Black Simental ou mesmo um Angus de grande porte ou um Hereford de grande porte. Você vai ter um sucesso ainda maior do que o uso de um taurino tropical novamente porque você pode ter um metabolismo um pouquinho maior se você usar um europeu na meio-sangue Senepol x Nelore.

Assista a resposta completa clicando na imagem abaixo: