Alexandre Zadra respondeu à pergunta de uma criadora da região da Serra da Mantiqueira (MG) no quadro Zadra Responde, no programa Giro do Boi, no Canal Rural. O vídeo foi exibido no último dia 17 de junho. Confira!
Pergunta: 
Zadra, somos fazendeiros aqui na Serra da Mantiqueira, na cidade de Liberdade, Minas Gerais. Aqui são 1.150 metros de altitude, é um clima tropical de altitude, e temos fêmeas meio-sangue Senepol x Nelore. Qual raça você recomenda para usar sobre elas aqui na Serra da Mantiqueira? Luciene Seixas – Liberdade (MG).
Resposta:
A fêmea F1 Senepol x Nelore é 100% tropical, portanto de pelo curto, ou pelo zero, podendo sofrer um pouco no inverno naquela região. “Vai crescer muito pouco pelo no inverno para ela se proteger. O ideal para você usar sobre essa matriz, essa novilha F1 seria, como touro, um bimestiço, seja aí o Braford ou o Brangus. Como (cruzamento) terminal, o Canchim ou Santa Gertrudis.
Se você for inseminar, você tem que usar uma raça europeia, seja um Angus de grande porte, com DEP de altura bem extremada, animais grandes, para poder compensar este tamanho de tipo britânico para a meio-sangue Senepol x Nelore. Então o ideal é você inseminar com um Angus de grande porte, ou mesmo um Simental, um Black Simental, de grande porte para se fazer uma fêmea novamente muito boa. A raça Charolês é uma alternativa para a fazendeira.
Esse animal será meio-sangue europeu, meio-sangue de raças do frio, como eu costumo dizer, e meio-sangue tropical, porque a mãe dele é Senepol x Nelore, e os dois são tropicais. Portanto será um animal muito adaptado para o seu clima, ele vai criar pelo no inverno e vai perder pelo no verão.
Veja a resposta completa do zootecnista clicando na imagem abaixo:
Veja também: