No programa Giro do Boi do último dia 5 de julho, o zootecnista Alexandre Zadra respondeu à pergunta de um pecuarista de Minas Gerais. Confira:

Pergunta:

Vou começar a criar Nelore. Qual raça usar no cruzamento com minhas vacas? Walter Amaral – Divinópolis (MG).

Resposta:

No cruzamento entre raças, a gente sempre busca choque de sanguevigor híbrido com adaptabilidade. Como você já tem suas 50 matrizes Nelore, que são Zebu, são tropicais, você pode usar uma raça europeia em cima dela que vai fazer um meio-sangue muito adaptado ao seu clima.

A gente tem que tomar cuidado com pelo. Tem que gerar animais que vão ser fêmeas com pelo curto, então você deve dar prioridade também para raças que possam gerar fêmeas para você aproveitar como matrizes, que vão produzir uma F1 precoce. As raças europeias britânicas, como Angus e Hereford, fazem um bom trabalho nesse sentido. Outra raça que também fará um bom trabalho, que vai gerar fêmeas F1 férteis e boas é o Simental, que vai muito bem no seu gado Zebu. Dê prioridade para essas raças maternas.

Se você quiser matar machos e fêmeas, ou vender machos e fêmeas na desmama, por exemplo, procure raças que deem padronização na pelagem. Por exemplo, o Angus sobre o seu gado Nelore vai animais 100% pretos, 100% da progênie preta, que é muito procurada. O Charolês também faz animais 100% amarelos, como a gente diz, aquele baio ou aquele creme, além de ser uma grande opção para você fazer um animal muito pesado.

Confira o a resposta de Alexandre Zadra clicando na imagem abaixo: