No dia 5 de março, em seu quadro, no programa Giro do Boi, Alexandre Zadra respondeu a pergunta de um produtor do município do Pará.

Pergunta:

Que tipo de touro ou quais características você observa para fazer bois no pasto dentro da raça Angus no cruzamento com o Nelore? Antônio Jorge – Tucumã (PA).

Resposta:

Quando a gente vai pensar em terminar animais a pasto, nós devemos sempre focar em animais de tamanho intermediário e que produzam animais de tamanho intermediário com acabamento de carcaça precoce. Ou seja, da bateria americana, você vai sempre procurar touros com DEP de altura até 0,5 ou 0,6, que seria um frame 6. Ou seja, na DEP, ele transmite altura moderada aos filhos com pontuações de gordura, ou DEP de gordura positivo. Com isto, você tenderá fazer um meio-sangue com melhor acabamento.

Mas lembre: eu estou há 30 anos no campo e eu não conheço nenhum animal terminado a pasto, inteiro, que seja um boi meio-sangue, ok? Então o acabamento é muito difícil. Eu recomendo que você faça uma suplementação alimentar com 1% a 1,5% do peso vivo do animal por dia para que você tenha realmente um animal bem terminado, ou então, no confinamento.

Confira o vídeo com a resposta clicando na imagem abaixo.