No programa Giro do Boi do último dia 7 de janeiro, Alexandre Zadra respondeu à pergunta de um estudante de Zootecnia. Veja:

Pergunta:

Quais as vantagens e desvantagens de utilizar Nelore puro sobre fêmeas ¾ Nelore x ¼ Sindi para produção de bezerros na região de Semiárido que serão engordados em semiconfinamento. Lucas Farias, 8° período de zootecnia da UFRPE

Resposta:

Nelore vai muito bem, você vai fazer animais rústicos. Com Nelore hoje melhorado, você tem um excelente zebuíno, um zebuíno mais trabalhado em termos de população e pressão de seleção. Então o resultado do Nelore vai ser muito bom sobre esse gado.

Agora, se você quiser aproveitar um pouco mais essa condição de semiconfinamento, ou seja, de capricho, você pode usar um europeu. Seja Angus ou Hereford, para aproveitar uma fêmea meio-sangue de qualidade, seja Charolês ou Simental sobre essa fêmea zebuína também, porque assim você vai fazer um animal de maior porte, bezerros bem mais pesados.

A gente depende muito de indivíduos dentro de cada raça, então, por isso, quando você for escolher sêmen de europeus para uso no seu gado, o interessante é você nos ligar, entrar em contar comigo para a gente poder recomendar o melhor touro para você.

Confira a resposta completa de Zadra clicando na imagem abaixo: