No quadro “Zadra Responde” do dia 24 de agosto, no programa Giro do Boi, o zootecnista Alexandre Zadra respondeu mais uma pergunta de expectadores do canal. Confira:

Pergunta:

Tenho uma pequena propriedade em Espírito Santo do Pinhal, no interior de São Paulo, e comprei recentemente 60 bezerras F1 Nelore com Braford. Gostaria de saber qual seria a raça ideal para inseminar essas bezerras. Éder Fernandes – Espírito Santo do Pinhal (SP).

Resposta:

Se você quiser manter esse metabolismo, com animais que […] vão bem e se protegem no inverno, criando pelo no inverno e perdendo pelo no verão, como os Braford que você tem, eu recomendo que você use outros bimestiços, como BrangusBrafordCanchimSanta Gertrudis, ou você use o Bonsmara.

Caso contrário, se você quiser jogar mais adaptabilidade, você pode usar um Caracu sobre esse gado seu que você vai tirar o pelo, mas mantendo um alto grau de taurino no sangue do seu gado.

Ou você pode usar um zebuíno, se você quiser tirar pelo e fazer um animal mais adaptado. Para o caso de o criador escolher o zebuíno, o ponto de atenção está na seleção de touros provados para parto fácil. Lembre-se de que se suas novilhas forem novinhas, aquelas que nós chamamos de precocinhas, use sempre touros com parto fácil, se forem zebuínos, se quiser usar o Zebu. Vai gerar bons bois e boas fêmeas, sem pelo.

Clique na imagem abaixo e confira o vídeo da entrevista: