No quadro “Zadra Responde” do último dia 18 de agosto, Alexandre Zadra respondeu a pergunta de um criador do Mato Grosso, que já utilizou bimestiços, mas que os bezerros não são rústicos o suficiente para suportar condições da região. Confira:

Pergunta:

A raça Sindi pode ser usada em precocinhas? Qual outra raça poderia me dar animais mais rústicos e não ter problema de parto? Paulo Henrique – região de Itiquira (Mato Grosso)

Resposta:

Em Itiquira, no Pantanal, faz um calor assustador! Se você usar Braford ou Brangus sobre as suas precocinhas meio-sangue, como touro bimestiço, você vai gerar animais com um pouco de pelo. Então o que a gente recomenda? Ou você poderia usar um zebuíno de parto fácil, um touro com DEP para parto fácil, peso ao nascimento negativo.

DÁ PARA USAR O SINDI?

O Sindi, como você citou, é uma boa opção. Você vai fazer um animal ¾ Zebu, ainda com alguma heterose, porque você tem animais que não têm Sindi na sua composição genética, essas suas meio-sangue. Então você estará gerando heterose e, dessa forma, você vai fazer animais de ótima qualidade.

HETEROSE COM TAURINO DE PELO CURTO

Agora, se você quiser gerar heterose com pelo zero, eu recomendo o Caracu. O Caracu é uma raça que vai tirar o pelo e vai fazer fêmeas novamente muito boas e machos pesados, tendo o advento de você gerar animais mais taurinizados, ou ¾ taurinos, o que gerará também animais com carne macia, que podem ser classificados para programas de carne de qualidade.

Quer assistir o vídeo completo da entrevista? Então, clique na imagem abaixo: