O zootecnista Alexandre Zadra respondeu à pergunta de um criador do interior de Minas Gerais na edição do dia 12 de outubro do quadro Zadra Responde, no programa Giro do Boi. Confira:

Pergunta: 

Estou produzindo novilhas F1 Nelore x Senepol e quero saber que raças posso cruzar com essas fêmeas futuramente?  Evaldo Teodoro Pinto.

Resposta:

Suas matrizes meio-sangue Senepol x Nelore são muito boas, são bezerras e bezerros pesados. Quando você cruza uma raça taurina, como o Senepol, que tem um biotipo britânico, sobre uma Zebu, que é um animal mais alto, que tem uma fisiologia de crescimento diferente do taurino, você tem vantagens como heterose, primeiro, que é o choque de sangue, você tem a complementaridade, porque um animal é menor e o outro é maior, então o acasalamento vai muito bem. Além de adaptabilidade, porque os dois são tropicais, Senepol e Nelore.

Inseminação

Com essa fêmea, Senepol x Nelore, que é 100% tropical, você poderia pensar, e deveria pensar, em inseminar com algum touro de raças de grande porte, tipo um europeu, um Charolês ou mesmo um Simental. Isso vai muito bem se você fizer inseminação sobre essas matrizes.

Monta natural

Como touro, você precisa usar um touro taurino, que também cubra a campo. Como nesse primeiro parto da novilha Senepol x Nelore, vamos recomendar, então, que você use um Bonsmara ou  Caracu sobre ela, ou mesmo um bimestiço. Se você tiver por aí CanchimSanta GertrudisBrangus ou Braford, eles vão cobrir bem a campo e você vai ter heterose suficiente para fazer bezerros pesados e fêmeas de muita qualidade com pelo zero.

Confira o vídeo com a resposta: