No quadro Zadra Responde do programa Giro do Boi do dia 2 de agosto, Alexandre Zadra respondeu a pergunta de um criador da mesorregião serrana catarinense. Confira:

Pergunta:

Qual touro cruzar com minha fêmeas Aberdeen Angus na mesorregião serrana catarinense? João Carlos – Lages (SC).

Resposta:

Nós sabemos que aí em Lages faz um clima frio e você tem suas fêmeas Aberdeen Angus que devem ser bem apuradas. É um gado bem adaptado para o seu clima, crescendo pelo no inverno e perdendo pelo no verão. Então se você quiser fazer um cruzamento com outro europeu, você pode usar o Hereford para aproveitar as matrizes. Serão matrizes essas cruzadas de Hereford e Angus.

Se você quiser um outro europeu que você tenha na região para fazer cruzamento terminal, em que você fará animais muito pesados e bons de carcaça, você pode usar o Charolês, principalmente se as suas matrizes Angus forem já adultas. Nas novilhas Angus você pode usar Hereford. Mas se forem matrizes de maior porte, pode usar Charolês mesmo ou o Simental.

Aí também tem a opção do Pardo-Suíço da família Branco, que tem animais espetaculares. O Pardo-Suíço também vai muito bem no seu gado Angus.

Você pode fazer um animal com um pouquinho menos de pelo utilizando um Braford, usando um CanchimSanta Gertrudis, que são os bimestiços. Esses bimestiços sobre o seu gado Angus farão animais com um pouco menos de pelo e muito adaptados ao verão, ao calor do verão, caso sua região tenha um verão que seja noturno acima de 26º C”.

Quer assistir a entrevista completa? Então clique na imagem abaixo: