Em sua participação no programa Giro do Boi do dia 11 de agosto, no quadro “Zadra Responde”, Alexandre Zadra respondeu à pergunta de um criador de Rondônia que comprou matrizes Nelore e quer cruzar com touro Senepol. Confira:

Pergunta:

Qual touro posso usar sobre as F1 Senepol x Nelore na monta natural, quando as novilhinhas atingiram a maturidade sexual? Kelvyn Queiroz – Costa Marques (RO).

Resposta:

O Senepol é uma boa pedida! Ele cobre muito bem e você está gerando choque de sangue. Você está usando Senepol, que é um taurino, sobre a Nelore, fazendo uma meio-sangue de alta qualidade em termos de fertilidade. É uma fêmea muito boa, que também tem habilidade materna muito boa.

Se você fizer esse cruzamento, você pode utilizar um outro taurino, como o Caracu, em cima dela, falando em monta natural. Se você for usar Zebu como monta natural, utilize touros que venham de linhagens de parto fácil sobre essa novilhinha meio-sangue Senepol x Nelore, porque os problemas de parto que a gente encontra são quando a gente usa Zebu sobre uma novilhinha meio-sangue que não tem cupim.

Caso opte por cruzar suas vacas Nelore recém compradas com Nelore, o produtor também terá bom resultado, conforme opinou Zadra. “Se você quiser fazer Nelore com Nelorevai demorar um pouco mais para as fêmeas entrarem no cio, mas será uma fêmea muito boa. Você pode fazer uma base de Nelore e, futuramente, utilizar os touros Senepol, também fazendo um cruzamento terminal, que vai resultar em bons bois e boas novilhas.

Eu ainda recomendo que você use as meio-sangue Senepol x Nelore porque são boas matrizes, de bom tamanho, que desmamarão bezerros pesados porque elas têm boa habilidade materna.

Para assistir ao vídeo da entrevista, clique na imagem abaixo: