No quadro “Zadra Responde” do último dia 1º de outubro, Alexandre Zadra respondeu à pergunta de um criador com fazendas em Nova Andradina-MS e em Uberaba-MG. Confira:

Pergunta:

Tenho um lote de fêmeas aneloradas, de cruzamento industrial e Nelore. A intenção é criar bezerros para venda no desmame. […] Tenho uma opção de (cruzar com) Tabapuã puro, Simental e um boi ½-sangue Angus x Nelore. Qual devo comprar para alcançar meus objetivos de conseguir uma bezerrada de boa carcaça, pesada, com desmame rápido? Luís Borges.

Resposta:

 

O melhor cenário seria usar o Simental caso o produtor fosse inseminar. Mas, no caso de usar touro para cobrir a campo, a recomendação é outra.

Sobre suas matrizes Zebu, Nelore ou aneloradas, aí em Uberaba, eu recomendo que você use o Tabapuã como touro. Se você fosse inseminar, aí você inseminaria com uma raça europeia para ter choque de sangue, heterose e ter os efeitos positivos da heterose, como ganho de peso, sobrevivência, fertilidade. Mas como você tem disponível Tabapuã, como você falou, ou Simental, como touros, eu recomendo que você use o Tabapuã porque ele cobre bem no calor de Uberaba e vai fazer bezerros muito procurados aí na região, no Triângulo Mineiro, esses bezerros desmamados são bem procurados com um preço muito bom hoje em dia.

Assista ao vídeo da resposta clicando na imagem abaixo: