Pergunta:

Estou no Mato Grosso do Sul, insemino minhas vacas Nelore com Angus e repasso com Brangus, recriando nas pastagens da ILP e confinando por 70 dias os bois.

O que é o Ultrablack e como poderia ser usado no meu gado? Bruno – Chapadão do Sul (MS)

Resposta:

Olá Bruno.

O Ultrablack é uma variante do Brangus, com 81,25% de sangue Angus e 18,75% de sangue Zebuíno. É formado com o cruzamento de Brangus x Angus ou vice-versa, com o objetivo de proporcionar um pouco mais de rusticidade ao Angus criado em ambientes com temperaturas menos amenas.

Vaca Ultrablack no criatório australiano Nindooinbah, Estado de Queensland
Touro Ultrablack – rusticidade ideal para climas subtropicais

Caso você use como matrizes as fêmeas nascidas por ai, devemos considerar o calor do Mato Grosso do Sul, não retendo fêmeas com mais de 50% de sangue Angus. Portanto, não recomendo o uso do Ultrablack nas suas F1, pois se inseminá-las com Ultrablack você produzirá uma progênie com 65% de sangue Angus, não possuindo adaptabilidade necessária para ser uma matriz rústica e produtiva.

Caso faça um cruzamento terminal, enviando para o abate machos e fêmeas filhos de Ultrablack, recomendo o uso dessa raça nas suas matrizes 11/16 Zebuínas (filhas de seus touros Brangus com suas vacas Zebuínas), pois a cria terá aproximadamente 56% de sangue Angus, podendo ser recriada em boas pastagens. Lembre-se que esse grau de sangue apresenta metabolismo mais alto que os animais meio sangue Angus, cujo apetite é comprometido quando pensamos em pastoreio no calor do MS.

Esse animal é exigente nutricionalmente, devendo receber dieta concentrada para complementar no pasto até entrar no confinamento.

Fêmeas 11/16 Zebuínas. Muito rústicas, atingem a puberdade até os 18 meses de idade