No programa Giro do Boi do último dia 10 de fevereiro, o zootecnista Alexandre Zadra respondeu a pergunta de um criador do interior de São Paulo. Confira:

Pergunta:

Qual é o melhor cruzamento? Senepol x Nelore ou Angus x Nelore? E sobre a matriz F1, qual raça usar para o tricross? Flaiter Bonfim – Pirapozinho (SP).

Resposta:

Quando pensamos em monta natural para o Brasil tropical, preferimos raças adaptadas, como é, por exemplo, o SenepolCaracu ou Bonsmara e mesmo os bimestiços. No caso, sua pergunta é se seria melhor Senepol x Nelore ou Angus x Nelore. Então, para o caso de monta natural, recomendamos o Senepol. Para a inseminação, recomendamos o Angus.

Sobre essas meio-sangue Senepol x Nelore, se você estiver fazendo monta natural, você pode continuar usando, por exemplo, um africano, como o Bonsmara, para gerar heterose novamente, ou um Caracu como touro de campo e mesmo os bimestiços. Um Canchim vai muito bem – eles se complementam pelo tamanho. Você usa um Canchim, que é formado com Charolês, um animal de grande porte, numa meio-sangue Senepol x Nelore, que é um biotipo menor, e você tem uma complementaridade muito grande e heterose. Também pode usar Brangus ou Braford sobre a F1 Senepol x Nelore.

E se for sobre as meio-sangue Angus x Nelore, vai muito bem um Bonsmara ou mesmo um bimestiço, como o Canchim, que vai muito bem se você for fazer cruzamento terminal, para fazer animais muito pesados.

A gente tem que deixar claro que todas as raças têm as suas qualidade e existem inúmeras opções para cada cruzamento.

Para assistir o vídeo com as respostas, clique na imagem abaixo: