O pecuarista José Bruno, criador em Guaratinguetá-SP, enviou sua dúvida ao programa Giro do Boi do último 21 de janeiro. Zadra respondeu. Confira?

Pergunta:

Qual sua opinião sobre o cruzamento da matriz Canchim x Senepol? Essa fêmea F1 pode ser usada como matriz aqui.

Resposta:

Se seria uma matriz de qualidade? Eu respondo que sim. O Senepol é uma raça de pelo muito curto, ou chamado pelo zero, que quando você joga sobre uma matriz que tem ⅝ de sangue europeu, como o Canchim, você está falando em colocar rusticidade, além de tudo com choque de sanguevigor híbrido ou heterose, já que nós usamos uma raça ‘africana’ ou um adaptado, que é um taurino puro e que não tem relação com o Charolês nem com o Zebu, raças que formam o Canchim.

Portanto, o cruzamento é muito bom, eles se complementam excepcionalmente bem porque você joga uma raça de menor porte, que é o Senepol, sobre o Canchim, que é uma matriz de qualidade e de grande porte, feita com Charolês, uma raça continental de grande porte. E aí você faz animais equilibrados com pelo muito curto, ou pelo zero, e matrizes precoces, férteis e com ótima habilidade materna. Vá em frente, faça o cruzamento de Senepol com Canchim que você fará matrizes de qualidade excepcional e machos pesados.

Clique na imagem abaixo e assista o vídeo da resposta: