Tenho visto excepcionais publicações na nossa página do Facebook. Quero parabenizar a todos, pois essa é uma ferramenta que nos une ainda mais, nos trazendo informações importantes referente a nossa genética e seus resultados.

Estava no Acre com nosso guerreiro Chico Thum em uma propriedade onde o criador usa as F1 Angus e usou o Nelore nelas, fazendo esses excelentes animais ¾ Nelore abaixo:

Pergunto: 

O uso do Nelore na novilha Nelore foi boa opção? 

Sim, pois gerou rusticidade. Mas correu-se um risco de distocia, pois o Zebu na barriga e uma novilha sem cupim podem gerar distocia. Eu recomendo o uso de Zebu quando as F1 forem multíparas.

Qual outra opção de raça para uso nas novilhas F1 Angus, considerando que o cliente está no Acre, criando extensivamente, e tem interesse em aproveitar as filhas dessas F1 como reprodutoras ?

Caracu

Ele questiona qual raça usar nas novilhas ¾ Nelore a fim de fazer um cruzamento terminal (matando machos e fêmeas desse cruzamento) sendo recriados em pastagens e engordado no cocho.

Indicamos Bonsmara ou Caracu, gerando animais rústicos e com ótimo potencial de ganho em peso.

Situação 2:

Veja a foto abaixo:

A raça Angus continua sendo a melhor raça do mundo ?

Depende do uso. O Angus na Nelore é excelente, pois usado na Nelore, a raça Angus encontra a porção tropical e tamanho adequado para se fazer um boi e uma novilha pesada.

Veja a diferença do Angus na Nelore e o Angus na F1 (usada erroneamente), produzindo um animal ¾ sem adaptação e carcaça ruim.

Abraço forte e grande semana a todos!